Não é uma tarefa fácil conciliar a criação dos filhos, cuidados com a casa e a administração de um negócio. Se pensarmos o cuidado dos filhos como a gestão de uma startup, há muitas semelhanças do ponto de vista de gerenciamento de prioridades e demandas. Afinal, é necessário fazer a coordenação do todo, planejar o dia a dia, criar metas, prever falhas, pensar no próximo passo e muito mais.
Além da administração, cabe à mãe o trabalho dos colaboradores do negócio, a mão de obra: elas preparam o alimento do filho, dão banho, lavam suas roupas, o colocam para dormir, levam à escola e ao médico, dedicam tempo para ajudá-lo com lições de casa e separam um momento para brincarem juntos. São 67 milhões de mães no Brasil, das quais 31% criam os filhos sozinhas e 46% trabalham, dados da pesquisa do Instituto Data Popular.
São muitos os desafios, principalmente com a pandemia, os filhos querem brincar, querem atenção, são apegados à mãe e os mais pequenos não entendem que a mãe tem que trabalhar em casa. Como empreendedora, estamos focando 100% do tempo na empresa e separar vida profissional com vida pessoal é um desafio grande, nem sei se faz sentido separar hoje em dia, visto que com a pandemia o trabalho entrou pra dentro de casa. Existe também o sentimento de culpa de não poder dar a atenção que eles pedem e a preocupação com a parte pedagógica.
Como mulher, empresária e mãe. Desejo propiciar um mundo melhor.


Sobre Aline´S Pet image